Olá, Visitante (editar dados) - Login Senha (perdi a senha!)
Departamento de Tireóide

Departamento de Tireoide
da Sociedade Brasileira
de Endocrinologia e Metabologia

Destaques

Laboratórios de Pesquisa no Brasil

Os Avanços na Endocrinologia Molecular

Criado em 2000, o Laboratório de Endocrinologia Molecular do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (UFRJ) realiza pesquisas experimentais para o estudo da tireoide, envolvendo diversos aspectos desde a secreção de TSH a impactos nutricionais no mecanismo da glândula. Leia Mais

Laboratórios de Pesquisa no Brasil

HUCFF Mantém Pesquisa Clínica em Tireoide

O câncer da tireoide e a disfunção tireoidiana subclínica são alguns dos principais assuntos estudados pela equipe de pesquisa do Serviço de Endocrinologia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, da UFRJ Leia Mais

Para Público

Perguntas dos Internautas

Especialistas do Departamento de Tireoide respondem às perguntas dos internautas relaciondas à glândula tireoide. Os assuntos incluem hipertireoidismo, hipotireoidismo, alimentação e cistos. Leia Mais

Departamento

Recadastramento de Associados

O Departamento de Tireoide realiza campanha de recadastramento para atualizar os dados dos associados. Recadastre-se aqui mesmo no site. O Departamento está ligado à Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Leia Mais

Eventos

<      >

Notícias

22/05/2009 Campanha Mundial de Informação e Esclarecimento

Lançada em 30 de abril, durante o XIII Congresso Latino-Americano de Tireoide – LATS 2009, em Gramado (RS), a Semana Internacional de Conscientização sobre a Tireoide acontecerá entre os dias 25 e 31 de maio. A iniciativa da Thyroid Federation International (TFI), em parceria com a Merck Serono, tem o objetivo de informar o público e ensinar como reconhecer os sintomas da doença tireoidiana.

O principal objetivo da Semana Internacional de Conscientização sobre a Tireoide é levar informações aos pacientes sobre a doença, ensinar como preveni-la e incentivá-los a procurar um endocrinologista para a realização dos exames preventivos. “Dessa forma, caso seja diagnosticada alguma alteração, como hipotiroidismo, hipertiroidismo ou um nódulo, o paciente pode solucionar a disfunção hormonal rapidamente com a ajuda de um especialista”, explica o diretor global de Marketing da Merck Serono, Gernot Beroset.

A Dra. Ana Luiza Maia, chefe do Setor de Tireoide do Hospital das Clinicas de Porto Alegre, lembra que as doenças da tireoide são muito comuns, atingindo de cinco a oito vezes mais as mulheres do que os homens, mas muitos dos pacientes não relacionam os sintomas como sendo um problema tireoidiano. “Um sintoma muito comum em pacientes que sofrem de hipotiroidismo, doença causada pela deficiência do hormônio tiroidiano, é a depressão. Porém, muitas vezes as pessoas que passam a ter depressão costumam buscar ajuda psiquiátrica e, consequentemente, não conseguem solucionar o problema, já que a causa dessa depressão é uma disfunção da tireóide”, esclarece.
 
No Brasil, a Semana Internacional de Conscientização sobre a Tireoide será celebrada nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza e Porto Alegre, com a distribuição de materiais de cunho educativo para ajudar as pessoas a reconhecer os sintomas da tireoide e buscar a ajuda adequada. Um website (www.thyroidweek.com) também foi especialmente desenvolvido para levar informações e ajudar os pacientes sobre as doenças da tireoide. Dentro de uma semana o site trará as informações em português.

Fonte: Assessoria de Imprensa ADS Brasil
imprimaImprima     envieEnvie por Email       Compartilhe: Delicious Delicious  google Google

Tópicos Relacionados

Notícias campanha

Escreva a sua opinião!
(Leia nossos termos de uso)


Digite, no campo ao lado, os caracteres que aparecem acima.

Topo Volta  © 2010 Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia - SBEM