Skip to main content
Em destaque

Departamento é destaque no Ministério da Saúde

By 23 de junho de 2016julho 13th, 2020No Comments

Após o sucesso da Semana Internacional, o Departamento de Tireoide da SBEM foi destaque no Blog do Ministério da Saúde no mês de junho. No dia 17, a presidente do Departamento, Dra. Gisah Amaral, participou de uma matéria para o Blog da instituição esclarecendo algumas questões sobre as doenças da tireoide.

Dra. Gisah falou sobre a importância da glândula, do diagnóstico, dos sintomas das disfunções tireoidianas e de câncer na tireoide.

Segundo a especialista, “de 4% a 7% dos indivíduos apresentam nódulos clinicamente identificáveis com a palpação. Desses nódulos, estima-se que 5% são malignos. No entanto, os exames para diagnóstico do câncer são simples e a grande maioria tem bom prognóstico com o tratamento adequado.”

A endocrinologista também alertou sobre um assunto que vem sendo discutido há algum tempo pelo Departamento e pela SBEM Nacional: o uso do hormônio tireoidiano. Dra. Gisah esclareceu sobre os riscos que essa prática causa à saúde, principalmente quando é utilizada para a perda de peso.

“Não se deve usar o hormônio tireoidiano para perder peso. Isso gera risco à saúde. Você emagrece rápido, mas com perda de massa muscular e óssea, além de taquicardia e arritmia”, concluiu a médica.

A matéria na íntegra com a Dra. Gisah Amaral está disponível no Blog do Ministério da Saúde.