Criado em 2000, o Laboratório de Endocrinologia Molecular do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (UFRJ) realiza pesquisas experimentais para o estudo da tireoide, envolvendo diversos aspectos desde a secreção de TSH a impactos nutricionais no mecanismo da glândula. ![]()
O câncer da tireoide e a disfunção tireoidiana subclínica são alguns dos principais assuntos estudados pela equipe de pesquisa do Serviço de Endocrinologia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, da UFRJ ![]()
Especialistas do Departamento de Tireoide respondem às perguntas dos internautas relaciondas à glândula tireoide. Os assuntos incluem hipertireoidismo, hipotireoidismo, alimentação e cistos. ![]()
O Departamento de Tireoide realiza campanha de recadastramento para atualizar os dados dos associados. Recadastre-se aqui mesmo no site. O Departamento está ligado à Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. ![]()
09/07/2008
Fórmulas para Emagrecer e Efeitos Sobre a Tireoide
As fórmulas para emagrecer são vistas como soluções rápidas para resolver o problema do excesso de peso. Além do risco de “efeito sanfona” (engordar e emagrecer em um curto espaço de tempo), esse tipo de medicamento pode causar danos à glândula tireoide e causar até mesmo a morte.
A Dra. Laura Ward, professora da Unicamp, explica que as fórmulas são diferentes dos medicamentos para emagrecer. Elas são coquetéis que contêm várias substâncias, sem qualquer cuidado com a interação entre elas e com seus efeitos colaterais. Dra. Laura esclarece que, tipicamente, as fórmulas contêm cinco ou mais substâncias, geralmente:
Dra. Laura ressalta que o uso dessas fórmulas é proibido, pois elas podem causar sérios efeitos danosos ao paciente, podendo levar até mesmo à morte. “O Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou, em 1997, a Resolução CFM numero 1477/97, que proibiu aos médicos a prescrição simultânea de drogas moderadoras de apetite (tipo anfetaminas), com um ou mais dos seguintes fármacos: benzodiazepínicos, diuréticos, hormônios da tireóide, extratos hormonais e laxantes, com finalidade de tratamento da obesidade ou emagrecimento”, explica a médica.
Portanto, se o paciente procurar um médico e forem receitadas fórmulas, deve-se denunciar a prática à delegacia do Conselho Regional de Medicina da cidade. No site do Conselho Federal de Medicina há um formulário e informações para ajudar a fazer a denúncia.
Tópicos Relacionados
zilda sales, 16/08/2009 01:08h
agradeço muito pelas informações,pois estou querndo entender o momento pelo qual eu,minha mãe e tia estamos passando ,e quem sabe quem mais não é mesmo ?