Skip to main content
Em destaque

Hipertireoidismo em Evidência

By 5 de março de 2009julho 8th, 2020No Comments

Por Sandra Malafaia

Uma das participantes do programa Big Brother Brasil 9 – o reality show da Rede Globo de Televisão – parou de dançar na festa, ocorrida no último dia 4 de março, queixando-se de problemas de saúde. Maíra disse estar com taquicardia, devido ao hipertireoidismo.

Conversando com Flávio, outro integrante do reality show, Maíra mostrou seu pescoço, dizendo que estava com “um calombo na garganta, um calor interno muito grande” e que já havia perdido 5 kg. “Nem vou pedir médico porque eu sei que é por causa da tireoide. Eu tenho hipertireoidismo”, afirmou.

Flávio, então, perguntou: “Ué, mas a tireoide não engorda?”, ao que Maíra respondeu: “A fraca sim, mas a que eu tenho, a forte, que dá taquicardia, emagrece. Por isso estou preocupada, porque dá taquicardia. Na primeira prova de resistência que eu tiver taquicardia, eu morro!”, comentou.

O diálogo dos dois integrantes do Big Brother Brasil 9 mostra a certa confusão do público quanto às disfunções da tireoide e vai ao encontro da reportagem, já publicada aqui no site do Departamento de Tireóide de SBEM, sob o título “Não Consigo Emagrecer: a Culpa É da Tireoide?” 

Fraca ou Forte

Quando Maíra respondeu a Flávio que a tireoide “fraca” é a que engorda e que a “forte” é que emagrece, a participante do Big Brother se referiu ao hipotireoidismo e ao hipertireoidismo, respectivamente. Porém, essa não é a maneira correta de se definir esses problemas.

hipotireoidismo (ao qual Maíra definiu como o fraco) também causa aumento de volume da tireoide. Mas isso não se deve à maior produção dos hormônios tireoidianos e, sim, pela queda na produção dos hormônios T3 e T4. Seus principais sintomas são: depressão, desaceleração dos batimentos cardíacos, intestino preso, menstruação irregular, diminuição da memória, cansaço excessivo, dores musculares, sonolência excessiva, pele seca, queda de cabelo, ganho de peso e aumento de colesterol no sangue.

Já o hipertireoidismo (que a jogadora afirma ter e que é forte) ocorre quando há uma produção excessiva dos hormônios da tireoide (T3 e T4). Em sua forma mais amena, não apresenta sintomas facilmente diagnosticáveis. No entanto, em seu aspecto mais grave, pode até matar. Também há risco da disfunção afetar a gravidez ou a fertilidade feminina, entre outros problemas.

Os principais sintomas do hipertireoidismo são: aceleração dos batimentos cardíacos acima de 100 por minuto (taquicardia); irregularidade no ritmo cardíaco; nervosismo, ansiedade e irritação; mãos trêmulas e sudoreicas; perda de apetite; intolerância a temperaturas quentes; queda de cabelo e/ou fraqueza do couro cabeludo; rápido crescimento das unhas, com tendência à descamação das mesmas; fraqueza nos músculos; intestino solto; perda de peso importante; alterações no período menstrual; aumento da probabilidade de aborto; olhar fixo; protusão dos olhos; e acelerada perda de cálcio nos ossos.

Saiba mais sobre Hipotireoidismo e Hipertireoidismo.