Skip to main content
Área CientíficaEm destaqueEventos Científicos

Destaques do LATS 2013

By 1 de abril de 2013julho 9th, 2020No Comments

Dois endocrinologistas especialistas em tireoide, Dr. Mario Vaisman e Dra. Gisah Carvalho destacam as novidades científicas e pontos mais importantes do evento. Além disso, Dra. Ana Luiza Maia fala sobre o Prêmio LATS, que recebeu durante o congresso.

XV Congress of the Latin American Thyroid Society (LATS 2013) aconteceu em Florianópolis, entre os dias 20 e 23 de março.

De acordo com Dr. Mario Vaisman, dois pontos merecem destaque: o número recorde de participantes (quase 1500 inscritos) de vários países da América Latina e um número expressivo de trabalhos apresentados, de alto nível científico, principalmente por jovens pesquisadores.

“Na área clínica as maiores novidades foram em relação ao câncer de tireoide: no diagnóstico – novas metodologias utilizando biologia molecular e aprimoramento das já existentes; e em relação ao seu tratamento e seguimento – indicações de cirurgia e tratamento e acompanhamento no pós-operatório, surgiram novas abordagens, centradas na individualização de conduta para cada paciente”, opina .”Tivemos convidados internacionais de altíssima qualificação participando em conferências , simpósios e encontro com professores”, completa o especialista.

Segundo a Dra. Gisah Carvalho, o LATS foi um sucesso. Ela também destacou o número de participantes, além dos palestrantes da Europa, EUA e latino-americanos. “A conferência de abertura, proferida pelo Dr. Michael Tuttle (Thyroid Cancer: Changes in Management and Treatment) teve foco na importância da estratificação de risco para uma abordagem terapêutica mais individualizada”, disse.

A especialista também ressaltou os seguintes assuntos:

– O seguimento do câncer de tireoide com tireoglobulina sem estímulo com TSH recombinante foi demonstrado pela Dra. Carole Spencer como sendo um método acurado;

– Foi abordada a importância de se tratar disfunções tireoidianas na gestação, novos alvos de TSH e valores de TSH trimestral específicos (TSH < ou igual a 2.5 mUI/L para diagnóstico de hipotireoidismo na gestação e TSH = 0.1 a 2.5 no primeiro trimestre, TSH= 0.1 a 3.0 mUI/L no segundo e terceiro trimestres. Já é uma tendência mundial fazer o screening universal com dosagem de TSH no primeiro trimestre;

– Avanços em disfunção tireoidiana: foram discutidas formas alternativas do tratamento do hipotireoidismo como o uso de levotiroxina com dose semanal, antes de dormir e junto com o café da manhã;

– Em relação ao hipertireoidismo, foram abordadas doses de radioiodo para o tratamento da doença de Graves (doses pequenas e efetivas para estabelecer o hipotireoidismo); novidades sobre as bases moleculares da oftalmopatia de Graves; tratamento clínico com droga antitireoidiana e/ou droga antitireoidiana associado à levotiroxina, que pode ser uma forma alternativa de tratar o hipertireoidismo e mantê-lo compensado de forma mais estável.

Prêmio LATS

O Prêmio LATS é concedido a um membro ativo da Sociedade Latino-Americana de Tireoide que fez grandes contribuições para a pesquisa durante sua carreira acadêmica. É considerado o mais importante premio da América Latina na área de tireoide. O prêmio foi entregue durante o LATS 2013 e o vencedor foi convidado para proferir uma conferência abordando suas mais importantes contribuições cientificas.

Dra. Ana Luiza destacou, em sua conferência, as contribuições de seu grupo de trabalho para o entendimento da fisiopatologia das doenças da tireoide, entre elas a doença de Graves, câncer de tireoide e síndrome do T3 baixo.

Close Menu
Departamento de Tireoide da SBEM
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.