Entre os dias 30 de abril a 2 de maio, será realizada, em Goiânia, mais uma edição do Encontro Brasileiro de Tireoide, principal evento do Departamento de Tireoide da SBEM, presidido pelo Dr. José Augusto Sgarbi. Médicos, pesquisadores e jovens cientistas de várias regiões do país terão a oportunidade de se atualizar e trocar experiências com os principais nomes da tireoidologia brasileira e internacional.
A expectativa das comissões organizadora e científica, presididas pelo Dr. Victor Gervásio e Dra. Janete Cerutti, respectivamente, é de que o número de inscritos no EBT este ano seja semelhante ao de 2018. Foram mais de 1.000 participantes e mais de 100 trabalhos apresentados na última edição.
O Dr. Victor comentou sobre a escolha de Goiânia como sede e ressaltou que a cidade tem o que é preciso para receber o evento. “Goiânia, como sempre, recebe muito bem os congressistas e oferece uma variedade de opções para relaxar depois do Encontro: teatros, cinemas, shoppings e feiras de artesanato. Além disso, a culinária também é bem interessante. Inclusive, os congressistas terão a oportunidade de experimentá-la no Centro de Convenções, que possui um restaurante com uma culinária bem regional.”
Detalhes: Programação Científica e Convidados
Os temas escolhidos foram baseados no interesse científico; na importância clínica; nos dilemas; no novo conhecimento; na mudança de paradigma; na relevância epidemiológica; na saúde pública; e na necessidade nacional.
Dra. Janete ressaltou que um dos assuntos em foco é o câncer de tireoide, e destacou o projeto de um dos palestrantes internacionais sobre o assunto, Dr. Thomas Giordano. O médico coordena o The Cancer Genome Atlas (TCGA), que utiliza plataformas que incluem metaboloma, genoma, proteoma e transcriptoma, além de dados clínicos e patológicos, com o objetivo de desvendar a base genética do Carcinoma Papilífero da Tireoide. “Esses são achados importantes para o diagnóstico, prognóstico e tratamento do Carcinoma Papilífero da Tireoide, além do conhecimento biológico do processo.”
Ela explicou que, atualmente, vários projetos têm buscado compreender a base molecular de outros subtipos de câncer e doenças da tireoide.Nos hot topics sobre Carcinoma Anaplásico e Carcinoma Medular serão discutidos de que forma os aspectos moleculares associados aos dados clínicos, de imagem e patológicos podem auxiliar no diagnóstico mais preciso e em um tratamento mais adequado (Medicina de Precisão ou Personalizada). De fato, estes aspectos também serão discutidos em outros simpósios como Iodoterapia: o presente e o futuro.
Na grade científica também estão as mini conferências, apresentadas por palestrantes Nacionais. Entre as atrações também teremos cursos de treinamento clínico e translacional, os encontros com os professores, painél multidisciplinar, discussão de casos clínicos, debates e julgamentos. Tópicos como imunoterapia; fatores ambientais na função tireoidiana; fertilidade e hormônios tireoidianos; e iodo e gestação estão entre os assuntos que serão debatidos.
Os principais informes sobre o EBT 2020 estão sendo intensificados a cada dia e compartilhados nas redes sociais do Departamento e do Encontro.
Site e Redes Sociais do EBT 2020
- Site – www.ebt2020.com.br
- Instagram – @ebt2020goiania
- Facebook – Encontro Brasileiro de Tireoide 2020