Um dos destaques do Encontro Brasileiro de Tireoide é o Prêmio EBT de Pesquisa e Liderança, um reconhecimento ao endocrinologista que contribui de forma significativa para a tireoidologia brasileira. A homenageada da 18a edição será a Dra. Ana Luiza Maia, presidente eleita da Sociedade Latino-Americana de Tireoide (2017-2019), ex-presidente do Departamento de Tireoide (Gestão 2002-2005) e atualmente membro da diretoria.
A especialista, que é Professora Titular de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e chefe da Unidade de Tireoide do Hospital das Clínicas de Porto Alegre, apresentará a Conferência de Abertura: “A fascinante viagem translacional no mundo da tireoide: bench to bedside”. A palestra será no dia 19 de abril. O Dr. José Augusto Sgarbi, presidente da Comissão Científica do EBT 2018 e vice-presidente do Departamento de Tireoide, fará a introdução.
Muito emocionada, Dra. Ana Luiza afirma que está muito honrada de ter sido lembrada. Para ela, a importância do Prêmio fica ainda mais evidente quando se observa a lista dos contemplados do passado, que pode ser conferida na página Prêmio EBT. “Fiquei muito feliz quando recebi a notícia. O prêmio é um reconhecimento pela contribuição científica e liderança na tireoidologia brasileira, e ser homenageada com esse tipo de reconhecimento é motivo de grande orgulho. Espero corresponder inspirando gerações futuras, do mesmo modo que fui inspirada pelos colegas que me antecederam.”
Ao falar sobre a colega, Dr. Sgarbi destacou suas qualificações e enfatizou que ela representa o melhor do pensamento científico da tireoidologia nacional, agregando valores de seriedade e ética à profissão. “Dra. Ana Luiza Maia tem uma extensa produção científica, com contribuições relevantes à prática clínica no tratamento do hipertireoidismo de Graves, no entendimento da fisiopatologia da síndrome do doente eutireoidiano e no diagnóstico molecular do MEN 2. Participou ativamente na elaboração das diretrizes nacionais do hipertireoidismo, câncer e nódulos de tireoide e do carcinoma medular de tireoide, além dos “guidelines” para abordagem do hipertireoidismo da Associação Americana de Tireoide. Com certeza é merecedora do Prêmio, o qual fortalece o EBT, o Departamento de Tireoide da SBEM e toda a endocrinologia brasileira.”
O EBT 2018 acontece entre os dias 19 e 22 de abril, em Campos do Jordão. As novidades sobre o evento estão sendo divulgadas aqui no site e nas demais redes socais do Departamento (Twitter e Facebook). As informações estão organizadas na página do EBT 2018.
A presidente do Encontro é a Dra. Célia Nogueira, que também está à frente do Departamento de Tireoide. O Dr. Danilo Villagelin é o responsável pela Comissão Organizadora.